SOBRE MIM
Formada em Psicoterapia Humanista pelo IHP (Instituto Humanista de Psicoterapia) de MG, pós-graduada em Saúde Pública pela FMU-SP e graduada em Psicologia com ênfase clínica pela UnG (Universidade Guarulhos), há 13 anos.
Nessa minha caminhada até aqui, tive oportunidade de ouvir diferentes públicos e demandas, seja trabalhando em saúde mental durante o meu estágio na atenção psicossocial, ou trabalhando em um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica logo após terminar a faculdade. Nos últimos 10 anos, porém, estive na educação infantil e fundamental trabalhando com crianças de 3 a 10 anos, atuando no cuidado principalmente de crianças atípicas, em especial crianças que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA).
Ainda durante a pandemia em 2021 comecei a clinicar devido a alta demanda por atendimento causada pelo isolamento social e pelas inúmeras perdas. Foram 2 anos atendendo pelo plataforma Psicologia Viva e cerca de 500 atendimentos realizados por convênios e no particular. Hoje em dia realizo atendimentos somente no particular, tanto para pessoas que moram no Brasil, quanto no exterior.


Minha Abordagem
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers na década de 40 e faz parte do campo da psicologia humanista.
Esta abordagem acredita que todo ser humano tem a tendência natural de alcançar a autorrealização num processo contínuo de auto desenvolvimento que pode ser entendido como um estado de equilíbrio interno, autenticidade e satisfação com a própria vida. E para que essa tendência se desenvolva de maneira saudável é necessário que o indivíduo tenha acesso a um ambiente acolhedor e que ofereça as condições para que a pessoa se sinta segura e compreendida. Esta abordagem também incentiva a pessoa a assumir a responsabilidade por sua própria vida, escolha e ações.
A relação entre psicólogo(a) e paciente é muito importante, ela é baseada em confiança, respeito, autenticidade e em princípios como a empatia, aceitação incondicional e congruência. E o psicoterapeuta é alguém que oferece um ambiente facilitador e ajuda o indivíduo a encontrar suas próprias respostas.
A sua experiência é válida! Nessa abordagem não há interpretações, estamos falando sobre sua própria verdade, como você se percebe e experimenta a si mesmo(a), suas emoções e a realidade ao redor, tudo isso tem valor. A sua experiência é real, é legítima e está sendo vivida intimamente no momento presente, no aqui e no agora, não importando se aconteceu há 1 minuto ou há 50 anos.
Os seus sentimentos importam! Nesta abordagem o psicólogo não analisa intelectualmente e nem tenta explicar racionalmente o que aconteceu. Em vez disso, a atenção é focada em ouvir como o paciente se sente com o que aconteceu, e validar esses sentimentos. É uma conversa muito mais afetiva e fluída, e que precisa fazer sentido para o indivíduo.